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sábado, 19 de janeiro de 2013


Resident Evil 4 e o fim do survival horror

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Assim como o primeiro game da série RE, Resident Evil 4 também revolucionou o mundo dos jogos de terror e deu origem a uma série de títulos com a mesma fórmula. É justamente sobre isso que o editor do site GameSpot, Tom Mc Shea, fala em um vídeo publicado hoje no veículo.
O jornalista relembra títulos como Silent Hill, fortemente influenciados pelo clássico título de 1996, e depois parte para 2005, quando Resident Evil 4 chegou ao mercado. A mudança na jogabilidade – que se tornou mais ágil – veio acompanhada de inimigos mais inteligentes e ágeis. Uma mistura que, mais tarde, deu origem a jogos como Dead Space.
Mc Shea afirma que os tempos de terror no video game chegaram ao fim ou, pelo menos, está em seu leito de morte. Mesmo games como o da Electronic Arts, que tentam ser assustadores, estão cada vez mais investindo na ação. Silent Hill: Homecoming também é citado como um distanciamento da fórmula original de horror e tensão.
Para o jornalista, o que existe hoje é uma espécie de “ação gótica”, títulos que colocam o jogador na pele de um herói de ação capaz de passar por cima de tudo. Jogos como Amnesia: The Dark Descent e Lone Survivor, porém, são citados como focos de esperança em um mundo cada vez menos assustador.
Mc Shea conclui afirmando que o legado de Resident Evil 4 – apesar das novas mecânicas de jogabilidade – não foi saudável para o gênero, pois foi responsável pela perda de sua representatividade e apelo, transformando para sempre o survival horror.
Apesar de pesada, é difícil não concordar com a opinião de Tom Mc Shea. Resident Evil 4 realmente significou uma mudança profunda não apenas na própria franquia, mas também no universo dos jogos de terror e ação. A série nunca mais foi a mesma desde 2005.
Debitar a culpa sobre a tal “morte do survival horror” apenas em RE4, porém, é ignorar aspectos de mercado. Não foi apenas a nova jogabilidade, criada por Shinji Mikami, que transformou para sempre o horror nos video games. O sucesso de títulos movimentados e a ascensão dos FPSs também criaram um público que busca jogos muitos mais dinâmicos e que gosta mesmo é de atirar sem parar.
Hoje, infelizmente, um jogo como Resident Evil 2, por exemplo, teria bem menos relevância e seria até mesmo taxado como chato por boa parte dos jogadores – algo que vi bem de perto no recente streaming de RE1 no Baixaki Jogos.

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